Localização

 

No Brasil, o Bioma Pampa é restrito ao Rio Grande do Sul, ocupando uma área de 176.496 km², o que corresponde à 62,64% do Estado.

 

O clima é chuvoso, marcado pela freqüência de frentes polares e temperaturas negativas no período do inverno. O relevo é caracterizado como aplainado e suave ondulado, formado por um mosaico de solos basálticos e sedimentares, geralmente rasos e frágeis.

 

A vegetação é predominantemente campestre. Plantas herbáceas e arbustivas são dominantes, enquanto que as formações florestais restringem-se principalmente às margens dos rios.

 

Neste bioma, 41,32% da área apresenta cobertura vegetal nativa, mas apenas 0,4% do Pampa é protegido atualmente por Unidades de Conservação.

 

A biodiversidade é representada por mais de 3.000 espécies de plantas vasculares, cerca de 385 espécies de aves e 90 espécies de mamíferos, entre outros grupos. Possui 26 espécies de animais ameaçados de extinção.

 

A agricultura, a pecuária e o cultivo de monoculturas florestais têm exercido forte pressão sobre o local, resultando no desaparecimento de espécies nativas, no aumento do processo de arenização e na invasão de espécies indesejáveis.

 

Além de ser uma fisionomia única, com biodiversidade característica, o Pampa constitui a base natural da cultura e da identidade riograndense. Se sua importância não for considerada, esse patrimônio natural e cultural tende a desaparecer...

 

 

Contato

Geografia-biomas-pampa

Brasil,São Paulo

Veja tambem o site do nosso professor

 

https://geografia-mgf.blogspot.com.br/